quinta-feira, 13 de novembro de 2014

VITAMINA E

DEFINIÇÃO

A Vitamina E compreende um grupo de oito substâncias denominadas tocoferóis, sendo o mais importante o alfa-tocoferol. É uma vitamina lipossolúvel, ou seja, é solúvel em lipídios e não-solúvel em água. Para que seja absorvida é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático. Após ser absorvida no intestino, a vitamina é transportada por meio do sistema linfático e até os tecidos onde vai ser armazenada. 

Foi descoberta em 1922 por Evans e Bichop em um experimento com ratas. Foi observado que na ausência dessa substância em ratas prenhas, a gestação não conseguia se manter. Foi observado em ratos que apresentavam deficiência dessa substância, reações nos testículos. Foi considerada como sendo antiesterilidade, por isso recebeu o nome de Vitamina E.

FUNÇÃO

Antioxidante - A vitamina E é um antioxidante potente. Ela age combatendo os radicais livres e reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas. Ela auxilia na melhora da circulação sanguínea e atua na formação dos gametas sexuais.

Outros benefícios ainda estão em estudo, como por exemplo, a vitamina E para a prevenção do câncer de próstata, prevenção do mal de Alzheimer, de pré-eclâmpsia na gestante, dentre outros.

INDICAÇÃO

Pode ser recomendada para casais com problemas de fertilidade, para recém-nascidos prematuros que apresentam deficiência da vitamina E. Essa deficiência pode causar retinopatia da prematuridade e sangramento intracerebral.

Também em casos de deficiência da vitamina.

DEFICIENCIA DA VITAMINA E -  SINTOMAS

É rara a ocorrência em seres humanos adultos. Geralmente a deficiência da vitamina E está relacionada exclusivamente em pessoas com doenças hereditárias ou adquiridas e que prejudicam a capacidade de absorção como no caso da fibrose cística, síndrome do intestino curto ou obstrução do ducto biliar e também no caso de pessoas que não podem absorver a gordura da dieta ou têm doenças raras no metabolismo da gordura.
 
O diagnóstico da deficiência é possível pela história clínica ou por meio de dosagem laboratorial, que ocorre pela dosagem de uma das formas ativas da vitamina E, o alfa-tocoferol.  
 
SINTOMAS - Em crianças maiores pode ocorrer a redução dos reflexos, a dificuldade de marcha, a diplopia (visão dupla), dor de cabeça e fraqueza muscular.

Em adultos, os sintomas envolvem o metabolismo do colesterol.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

O uso concomitante com antiácidos que contem hidróxido de alumínio diminui a absorção das vitaminas lipossolúveis como a vitamina E. 

A absorção das vitaminas A e K podem ser reduzidas por doses elevadas de Vitamina E.

O auto consumo de vitamina A também pode inibir a absorção de vitamina E.

Combinando o uso de vitamina A com a vitamina E, haverá uma forte ação antioxidante, atuando de forma conjunta.

SUPLEMENTO DE VITAMINA E

O suplemento de vitamina E somente deverá ser ingerido com indicação médica. Em caso de algumas doenças, o suplemento poderá ser recomendado.

O valor diário recomendado para a ingestão de vitamina E não deve ultrapassar 1000mg por dia. A dosagem deverá ser prescrita pelo médico.

EFEITOS TÓXICOS DA VITAMINA E 
Não é comprovado que a alimentação com excesso de vitamina E possa causar transtornos ao organismo. Porém, ingestão excessiva por meio de suplemento acima de 1000 mg, pode ocasionar danos ao organismo.
A vitamina E pode causar hemorragia nos indivíduos que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA E
São na maioria, alimentos de origem vegetal, como por exemplo cereais integrais, óleos vegetais e sementes.
Outros alimentos que apesar de ter origem animal também são ricos em vitamina E. São eles: o fígado, a gema do ovo e a gordura que envolve a carne. 
A vitamina E não está relacionada ao metabolismo energético, por isso não engorda. Contudo ela é encontrada nos alimentos mais gordurosos, como óleos vegetais, nozes e castanha do Pará que se forem consumidos em grande quantidade podem ocasionar aumento de peso devido o seu alto teor calórico.

Dúvidas podem ser esclarecidas por esse mesmo meio de comunicação ou através de www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh





Nenhum comentário:

Translate

Powered By Blogger