quinta-feira, 5 de junho de 2014

NÓDULO DE TIREÓIDE

O QUE É e O QUE FAZER?

Nódulo de Tireóide é uma lesão da glândula Tireóide do tipo sólido que compromete os dois sexos mas principalmente o sexo feminino em qualquer faixa etária e podem ser lesões BENIGNAS ou lesões MALIGNAS.

Este tipo de doença, em geral não possui sintomas sendo descobertas num exame físico de rotina através da palpação da tireóide ou através da realização de uma ultrassonografia de tireoide como parte de um exame de check-up.

O procedimento de tratamento irá depender da identificação da suspeita ou não de ser uma lesão maligna o que é feito pelo ultrassom de tireóide, analisando-se o tamanho do nódulo.

Caso o ultrassom mostre a existência de um nódulo com paredes bem regulares e com tamanho de até 6 mm de diâmetro, trata-se de um NÓDULO BENIGNO.

Neste caso o tratamento é feito somente com acompanhamento semestral com exame físico, palpação do pescoço (palpando o nódulo e procurando a presença de gânglios, as chamadas ínguas) e com a realização também semestral de um ultrassom de tireoide.

Por outro lado, caso o ultrassom de tireoide mostre a presença de um nódulo irregular e/ou com tamanho igual ou maior que 7 mm de diâmetro é necessário a realização de uma BIOPSIA DE TIREOIDE a fim de se certificar que se trata de um nódulo BENIGNO ou MALIGNO.

Se a biópsia revelar que o nódulo não apresenta indícios de malignidade, o tratamento consiste acompanhamento semestral. Por outro lado, se houver indícios de malignidade revelados pela biópsia da tireoide o tratamento consiste na cirurgia com retirada total da glândula Tireoide, cirurgia esta chamada de TIREOIDECTOMIA TOTAL.

DÚVIDAS e MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA ACIMA PODE SER OBTIDAS POR ESTE MESMO CANAL DE COMUNICAÇÃO OU ATRAVÉS DE www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh

Nenhum comentário:

Translate

Powered By Blogger