domingo, 15 de junho de 2014

DIETAS DA MODA: FUJA DELAS


Existem inúmeras dietas descritas para o tratamento do Aumento de peso. Algumas eficazes. Outras...nem tanto e até absurdas!!!

Existem cerca de 30 dietas aceitas como "boas" catalogadas na ABESO (Associação Brasileira de Estudos para Obesidade). Já as não catalogadas nesta ou em outras entidades médicas são inúmeras.

Basta passar numa banca de jornais e dar uma olhada nas várias revistas femininas para se ter uma ideia da quantidade de dietas inventadas, muitas delas, verdadeiros absurdos como a DIETA DO CARBOHIDRATO ZERO. Isto para citar apenas uma delas.


O fato é que independente do tipo de dieta (boa ou não) NENHUMA DELAS FUNCIONA. Apenas auxiliam uma perda de peso momentânea.

Desta forma é preferível a realização de "equilíbrio alimentar" adaptado as realidades do dia a dia de cada um do que iniciar uma dieta rígida, que jamais poderá ser cumprida e que fatalmente irá ser deixada de lado num tempo relativamente curto.


O correto é que cada pessoa faça a sua própria dieta levando em consideração seus fatores profissionais e sociais tentando conseguir o que se chama de BALANÇO CALÓRICO NEGATIVO, isto é, proporcionar uma ingestão calórica MENOR do que a queima calórica.

Segue abaixo algumas dicas importantes para se atingir este Balanço Clórico Negativo sem ficar preso a uma dieta restritiva.

- Procure dividir a quantidade total de alimentos ingeridos durante o dia em 05 refeições: Café da manhã, lanche do meio da manhã, almoço, lanche do meio da tarde e jantar.
- Nunca permaneça muito tempo sem ingerir algum tipo de alimento. Ficar muitas horas sem comer faz com que seus níveis de Glicose abaixem estimulando o organismo a captar outra fonte energética muito mais calórica.
- Alimento mais complexos e de difícil digestão devem ser ingeridos no almoço. No jantar dê preferência para alimentos mais leves.
- Sempre que possível tente substituir um alimento mais calórico por outro menos calórico.
- Inicie suas refeiçoes principais sempre com verduras, folhas e legumes. Além de muito menos calóricos você certamente irá ingerir uma quantidade bem menos de alimentos mais calóricos.
- Tente sempre balancear suas refeições incluindo verduras e legumes à vontade, proteínas, vitaminas, fibras e grãos. Desta forma você estará suprindo seu organismo de todas as necessidades nutricionais.
- Se possível utilize alimentos diet, light ou zero.
- Lembre-se que não há necessidade em restringir nada (exceto em casos específicos de alguma doença associada) mas que tudo irá depender das quantidades ingeridas, especialmente daqueles alimentos mais calóricos.
- Não tente fazer alguma dieta muito restritiva. Você não irá aguentar e ainda provocará ANSIEDADE, a grande causa do aumento de peso.
- NÃO FAÇA DIETAS MÁGICAS, que prometem uma perda de peso de vários quilos em poucas semanas. ISSO, NÃO EXISTE!!!
- Fuja de "kits" de emagrecimento anunciados na imprensa leiga. Isso é matéria paga e irá "emagrecer" apenas o seu bolso.

Em resumo. Procure seguir as dicas acima mas sem pressa e quando estiver com vontade de um ou outro alimento mais calórico, mate a sua vontade SEM SE CULPAR

O que conta não é você ingerir algo calórico de vez em quando e sim SEMPRE;


DÚVIDAS e MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE ESTE TEMA PODEM SER OBTIDOS POR ESTE MESMO CANAL DE COMUNICAÇÃO OU ATRAVÉS DE www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh

Nenhum comentário:

Translate

Powered By Blogger